sábado, 27 de agosto de 2011

História dos Sumérios, Suméria, Mesopotâmia, cultura, civilização, escrita cuneiforme.

História dos Sumérios, Suméria, Mesopotâmia, cultura, civilização, escrita cuneiforme


História dos Sumérios 

               Os sumérios desenvolveram sua civilização na região sul da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre (área integrante do Crescente Fértil). Habitaram esta região, conhecida como Suméria, entre os anos 4000 e 1950 a.C.

Engenharia: controlando a água 

            Os sumérios destacaram-se na elaboração de projetos e construção de um complexo e desenvolvido sistema de controle de água do Tigre e Eufrates. Construíram barragens, sistemas de drenagem do solo, canais de irrigação e diques. A armazenagem da água era muito importante para a sobrevivência das cidades sumérias.. 

Escrita Cuneiforme

             Uma enorme contribuição cultural dos sumérios foi o a criação do sistema de escrita cuneiforme , por volta de 4000 a.C. Neste sistema, os sinais representavam idéias e objetos. Usavam placas de argila (barro), onde cunhavam (marcavam com cunhas) esta escrita. Muito do que sabemos atualmente, sobre este período da história, devemos as placas de barro com registros cotidianos, econômicos, administrativos e políticos deste período.

Religião

           Os sumérios eram politeístas (acreditavam na existência de vários deuses). As divindades sumérias eram ligadas a natureza (Sol, chuva, vento, trovão) e também aos sentimentos (ódio, amor, tristeza, felicidade).

Arquitetura e cidades sumérias 

          Os sumérios foram excelentes arquitetos e construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides. Os zigurates eram usados como locais de armazenagem de grãos e também como templos religiosos. 
Construíram várias cidades-Estado importantes como, por exemplo:  Nippur, Ur, Kish, Uruk,  Lagash e Eridu.

Invasão de outros povos 
          O território sumério foi invadido, por volta de 1950 a.C, pelos amoritas e elamitas (originários da Pérsia). Os sumérios foram dominados e derrotados por estes povos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Folclore Brasileiro

          Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições,artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio de ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. de origem inglesa, o folclore é uma´palavra originada pela junção das palavras folk,que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
            O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode se conhecer a antiga cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.

O folclore está por vir, veja abaixo comidas tipicas:
  • Bolo de Fubá
  • Quindim
  • Pamonha
  • Maria Mole
  • Feijoada
  • Pão de Queijo
  • Churrasco
  • Arroz de Carreteiro
  • Barreado
  • Caldeiradas de Peixes
  • Carne de Sol e charque
  • Buchada de Bode
  • Sopa de Girimum
  • Canjica

Ciência

      O ar em volta da Terra
        O ar existe, fique, por exemplo, diante de um ventilador ou observe as folas de uma árvore quando há vento. Ao realizarmos uma experiência com um copo invertido dentro de uma vasilha com água, mantendo-o na posição vertical. Então você observou que o papel continua seco. Isso aconteceu porque o ar existe, ocupa lugar no espaço e dizemos que o ar é matéria.



Matéria
              É tudo aquilo que ocupa lugar no espaço. O ferro e qualquer tipo de matéria são constituidos de átomos. É a diferença entre os átomos semelhantes formam um elemento químico. Todo elemento químico é formado por um tipo diferente de átomo. Veja os símbolos de alguns elementos químicos:

C=Carbono

O=Oxigênio

N=Nitrogênio

F=Flúor

i=Iodo

h=Hidrogênio

cl=cloro

AL=Alumínio

k=potássio

NA=Sódio

Fe=Ferro
Para cada tipo de matéria os cientistas deram o nome de substância.

A atmosfera
A atmosfera é toda camada gasosa que envolve os planetas. Na Terra sua altura é de aproximadamente 100 Km.A atmosfera é dividida em camadas.


Troposfera:
           Troposfera é a camada mais próxima do solo, é nela que vivemos. Embora alcance apenas até cerca de 12 quilômetros de altura, nela que esta 75% do ar de toda atmosfera.
Os ventos,os furacões, as chuvas e as tempestades, os ciclones e os vendavais, as frentes frias e os raios são fenômenos que ocorrem na troposfera e que muito interferem na nossa vida.
          O mais alto ponto da terra. o pico Everest fica dentro da troposfera. Não há ser vivo fora dela. Na troposfera a temperatura diminui cerca de 6ºC a cada 100 metros de altitude.
                                                               
Estratosfera:
          A estratosfera estende-se o final da troposfera até cerca de 50 quilômetros acima do solo ou se não tem umidade nela os grandes aviões e jatos realizam vôos tranquilos.
        É na estratosfera, a cerca de 24 quiômetros  que  se concentra um gás denominado ozônio. Esse gás forma uma camada capaz de filtrar grande parte dos raios ultravioletas que vem do sol.
           
Mesosfera
              A mesosfera está compreendida entre 50 quilômetros e 85 quilômetros acima do solo.
   É nesta camada que ocorre a aurora boreal e quando ocorre no hemisfério sul aurora austral.
                                                                      
Termosfera:
            A termosfera é essa camada que vai de 85 quilômetros até cerca de 500 quilômetros acima do solo. Sua temperatura vai aumentando e pode chegar a 2000°. É na termosfera que está presente a ionosfera. é a ionosfera que se refletem as ondas de radio. elas funcionam come se fosse um gigantesco espelho que permitem reflexão da luz, mas as ondas de radio  não se refletem nessa camada. Por isso são necessários satélites para a reflexão quando se quer transmitir a grandes distâncias.


Exosfera:
         A exosfera do grego exo  na parte exterior e stharia esfera, nela há pouquissimo ar.
    
         O gás de ozônio

           O gás de ozônio é formado por três átomos de oxigênio.Representamos  O³ . Embora não sirva para respiração, o ozônio é utilizado em aparelhos de purificação de água.esse gás pode causar tosse, problemas respiratórios e funcionamento reduzido dos pulmões.Nas altas camadas o ozônio nos protege da radiação ultravioleta  do sol.
                                                      
      Os componentes do ar
       Ar mistura de gases 
      O ar é formado basicamente por uma mistura de gases.Que gases compõem o ar?
De cada 100 partes de ar, 78 são de gás nitrogênio e 21 são oxigênio e 1% por diversos gases.

   Gás Nitrogênio (N²)
                O gás nitrogênio não é tão conhecido como o gás oxigênio O² e o gás carbônico porque não é importante na nossa respiração.O nitrogênio como elemento químico, faz parte de qualquer proteína.
                Os átomos de nitrogênio contidos nos nitratos são utilizados, dentro das plantas na produção de outras substâncias chamadas proteínas quando um animal herbívoro come a planta, estão adquiridas proteínas vegetais rico em nitrogênio.
                 E por fim o ser humano pode comer plantas ou animais,e assim o nitrogênio
 que no começo estava no ar, passa a fazer parte do seu corpo na forma de proteínas.


Gás oxigênio (O²)
        É o segundo componente da atmosfera em quantidade, mas é o mais importante para o ser vivo.É o gás que o ser humano necessita para respirar.
        Nosso corpo é formado por trilhões de unidades invisíveis a olho nu, as células.E cada uma delas necessita de gás oxigênio.
        No interior das células, o alimento (especialmente os açucares ou carboidratos) reage  com o gás oxigênio, liberando energia de forma lenta.
        Sem gás oxigênio não haveria incêndios mas também não seria possível a vida.


Gás carbônico (CO²)
       É um gás existente em pequena quantidade na atmosferra.Mesmo assim é um gás importante porque as plantas utilizam para fazer a fotossíntese.
        O gás carbônico e outros gases eliminados no ar ajudam a conversar a energia que chega a terra com luz do sol todos os dias.


Gases nobres e vapor de água
        Uma pequena quantidade da atmosfera menos de 1% por gases denominados nobres.                      Recebem esse nome porque normalmente não se combinam com outros elementos químicos.São eles o hélio,argônio,criptônio,radônio, neônio e xenônio.


A respiração
            Os seres vivos têm de respirar.Essa respiração é uma combustão sem chamas, boa parte dos seres vivos tem de respirar porque precisam de energia para viver.As plantas e os seres vivos respiram.Muitos respiram combinando o gás oxigênio com substâncias energéticas para obter energia.
            Portanto enquanto os seres vivos respiram estão modificando a composição do ar retirando dele gás e devolvendo o gás carbônico.


Propriedades do ar
O ar é capaz de ser comprido, isto é, pode ser apertado dentro de um espaço fechado.


O ar tem massa e peso
         O ar é matéria formada de vários gases.Por ser matéria ele ocupa lugar no espaço e tem massa.
Massa,quantidade de matéria existente em um corpo.
         
        Peso:ação da força gravitacional sobre a massa do corpo.
                   a umidade de medida da massa é o quilograma (kg).
                   Assim ao subimos em uma balança ela registra certa quantidade de quilogramas                 estaremos obtendo nossa massa.
                         
                    O ar se movimenta
O ar pode se comprimir ou se expandir quando o ar se expande, passa a ocupar um espaço maior.


As brisas
        Na praia há com frequência um vento suave chamada brisa.Na praia durante o dia, a areia também se esquece mais depressa que a água.Dessa maneira o ar que está sobre a areia sobre o ar que está  sobre a água vem ocupar o seu lugar,formando a brisa do mar. Esta brisa ocorre durante o dia e vai do mar a praia.
       Desta forma, o ar mais frio que está sobre a areia vem ocupar o seu lugar é a chamada brisa da terra que sopra durante a noite da areia para o mar.


As massas de ar
        As massas de ar são representadas por grandes extensões de ar com prioridades praticamente uniformes.
        A existência de massas de ar quente e de massas de ar frio deve-se ao aquecimento desigual da superfície terrestre pelo sol.
       O encontro de duas massas de ar com qualidades diferentes formam as frentes.Uma frente quente é formada por uma massa de ar quente que empurra uma massa de ar frio.
       Forma-se uma frente fria quando uma massa de ar frio se encontra com uma massa de ar quente.
        A frente fria provoca geralmente,grande turbulência com ventos,trovoadas e chuvas fortes.


Pressão atmosférica,as condições do tempo
           Pressão atmosférica é a forma que o ar faz sobre tudo aquilo que está na atmosfera.
          A pressão varia com a altitude.Quanto maior a altura em relação ao nível do mar,menos ar existirá.O ar vai ficando cada vez mais rarefeito.Bom menos ar há menos pressão.
           Quanto mais próximo do nível do mar a pressão o ar é menor.


O barômetro aneróide
         Se o barômetro indica menor pressão toda vez que nos distanciamos do nível do mar, então podemos usá-lo para medir altitudes, nesse uso ele é denominado altímetro.

P.S: A postagem não está completa.Em breve terminaremos o conteúdo.